top of page

A disciplina Ateliê 3 é a terceira disciplina de projeto da grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha, oferecida no quinto período do curso. A ementa descreve-se da seguinte maneira:

 

“O Edifício Vertical com programa “híbrido”, contendo espaços de múltiplos usos destinados as atividades comerciais, de serviço e lazer. Projeto de Paisagismo dos espaços livres e públicos de uso comum do Edifício Vertical: elementos de paisagismo, composição, acessibilidade, revestimentos, equipamentos, mobiliários e vegetação. Investigação das relações estabelecidas entre Arquitetura e o Meio Urbano e Natural. Investigação da Arquitetura enquanto catalisadora das relações urbanas e promotora da dinamicidade, fluidez e versatilidade do local. Inter-relações estabelecidas entre os subsistemas do edifício e o projeto arquitetônico. Investigação crítica do edifício destinado às atividades comerciais e de serviços, e proposição de novas possibilidades que transcendam os estereótipos de mercado”

Procura-se, juntamente com os alunos, uma investigação sobre a modalidade programática denominada "Edifício Híbrido" e sua inserção urbana. Pretende-se investigar de que modo um “edifício híbrido” pode contribuir para a qualidade do espaço urbano.

Os objetivos que fundamentam e orientam a evolução da disciplina são:
• Investigar o conceito “edifício híbrido”;
• Investigar o conceito “arquitetura sustentável”;
• Explorar a relação edifício x ambiente urbano, investigando a inserção urbana de um edifício de grande porte e as relações de interdependência estabelecidas entre o edifício e o contexto urbano.
• Investigar a capacidade do projeto do edifício híbrido de contribuir para a qualidade deste espaço urbano, colaborando para sua dinâmica.
• Explorar a relação edifício x usuários, investigando a capacidade do edifício e de seu contexto programático de estabelecer relações positivas entre os usuários do próprio edifício e entre esses e a vizinhança, colaborando para as interações sociais urbanas.
• Explorar a relação edifício x ambiente natural, investigando a adequação climático-ambiental do edifício.
• Estabelecer requisitos de desempenho relacionados tanto ao funcionamento do próprio edifício como também à sua inserção no contexto e projetar levando em consideração esses requisitos.
• Compreender a organização físico-espacial de um edifício vertical multifuncional que comporta múltiplas funções e múltiplos andares, cujo sistema construtivo (suporte, envoltória, vedações, mecanismos) possui um papel fundamental nas decisões de projeto.
• Explorar a contribuição das ferramentas digitais não só para a representação, mas também para a concepção do projeto do edifício, testando diferentes interfaces em diferentes momentos de projeto.

bottom of page